sábado, outubro 11, 2008

Meu Grande Ídolo ...

Você já teve um grande ídolo?

Que fique claro, que nada relacionado a grandes pops stars. Digo, grande ídolo de vida. Sim, aquela pessoa, que surge “assim do nada” e mesmo com poucos minutos é o suficiente para você querer ser como ele?
Aquele ídolo que em uma mesma frase envolve: carisma, inteligência, segurança, bom senso, humor ... e diversos outros adjetivos positivos?
Eu tive um, que valia por dez (no mínimo).
Nunca vou me esquecer quando entrei na sala de aula para assistir uma palestra da semana farmacêutica e cruzei com ele, de tão novo que era pensei que fosse até um novo aluno da sala, quando o professor o apresentou como o Prof Doutor que ministraria a palestra, e por lá fiquei eu, 45 minutos presa àquela cadeira, evitando me mover, para não me desconcentrar e poder usufruir o máximo de tudo que estava sendo dito, em voz alta e forte.
No ano seguinte para felicidade geral na nação, ele foi nosso Professor de Anatomia e nem preciso dizer que “outras-muitas” pessoas passaram a lhe ter como Grande ídolo. E claro que não perdi a oportunidade e junto com uma amiga, os “perseguimos” para que ele fosse o nosso orientador, lembro que quando o procuramos faltava um dia para a entrega do resumo, e ele em menos de meia hora, conseguiu entender todo aquele nosso rascunho a caneta de meras principiantes. E não deu outra, nosso trabalho foi aceito e apresentado no “Encontro de Etnobotânica e Etnologia do Centro – Oeste do Brasil” e lá fui eu, de ônibus para Mato Grosso do Sul, carregando o nome dele com o maior respeito e orgulho que há nesse mundo.
E a partir dali desenvolveu-se outros trabalhos, a aula de Fitoterapia até que fui no congresso Ibero Latino Americano de Etnomedicina, e curiosa com o tema de uma palestra que era comentário e a mais esperada do congresso “internacional”, folhei o livro de resumo para ver do que se tratava, e como é de costume, reparei na referência bibliográfica, e para orgulho total, não tinha um trabalho do meu Grande ídolo e sim quatro. Não me contive a encontrar a palestrante no corredor do hotel e me apresentei como Aluna do meu Grande ídolo, até que ela me explicou que ele também era ídolo dela, que o estimava muito e apesar da pouca idade já escrevia seu nome no mundo das plantas medicinais com muita propriedade e respeito. Pra quê, assim que voltei de viagem o persegui e contei, ele ficou todo “metido” (rs) e me pediu para tirar xerox para ele ... rs.
Fora a vez que fomos para a parte continental de São Vicente para ele ensinar pessoas carentes a Utilizarem Racionalmente Plantas Medicinais, foi tão aplaudido por aquelas senhoras, lembro que se divertiu tentando convencer uma senhora de que não era médico, que o Doutor em seu jaleco era devido os estudos em Farmácia ... só que ela não acreditou, rs.
Mas desisti do curso, pois não era só as plantas, tinha uma maldita química ... Soube que ele saiu de Santos e perdeu-se total contato... Até que um dia, tive a infeliz idéias de entrar em um orkut que perdi a senha e não tenho acesso há anos, desde 2003. E li a notícia, de um amigo que fazia pesquisa sobre ele e achou o nome dele que citei na parte profissional como Grande Ídolo, e me contou na fatalidade.
Sinto Muito, mas como já disse ele fez tanto neste trinta e poucos anos, muitooo mais que muito professor de 80, 90 anos. Foi Admirado, reverenciado e levou uma das melhores notas da avaliação da faculdade (que alunos avaliavam professores).

GRACIOSO, JS ou então, o divertido e inesquecível Professor Juliano
Que subiu e virou uma estrela para que nós possamos sempre o admirar, sempre.

Nenhum comentário: